EM BREVE ÁREA MÉDICA

FALE COM SEU MÉDICO

MELATONINA
Indicações

A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma se duas funções básicas é atuar nos distúrbios do sono. Atua também como adjuvante no tratamento de doenças gastrointestinais, no tratamento da dor, como antioxidante e no tratamento de distúrbios de sono do autismo. É muito usada para reduzir os efeitos “Jet Lag” (descompensação horária).


Mecanismo de Ação

A Melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, ou seja, a forma como o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. È secretada pela glândula pineal em forma cíclica (a produção diurna é mínima, mas à tarde a produção aumenta atingindo o máximo entre 2 e 6 horas da manhã).

A luz é o principal regulador de sua secreção, que chega à glândula pineal através da retina seguindo uma via venosa hipotalâmica.


Dosagem / Posologia

1. 3 mg 30 minutos antes de deitar-se (à noite).

Nos casos relacionados com viagens transmeridionais aconselha-se iniciar sua administração 3 dias antes da viagem e continuá-la durante 1 semana.

 

Reações Adversas

Em pessoas sensíveis pode causar sonolência leve.


Contraindicações

Grávidas, lactantes e hipersensibilidade a substância em crianças menores de 15 anos.

 

Precauções

Em pacientes que estão recebendo hipnóticos benzodiazepínicos há muito tempo, recomenda-se não suprimi-los bruscamente ao iniciar o tratamento com Melatonina.

 

Interações

Não foram relatadas nas literaturas pesquisadas.



CERTIFICAÇÕES
Client Image
Client Image
Client Image
Client Image